História

Bandeira do Canadá

A atual banderia do Canadá foi feita para a celebração o centenário do país (que ocorreria no dia 1 de Julho de 1967), feita em 15 de Fevereiro de 1965.

As duas bordas laterais vermelhas signifam: Os oceanos Atlântico e Pacífico que banham o país. A borda branca no meio significa: O território do país. E a folha estilizada no centro representa: As matas cobertas de Plátanos.

Veja agora outras bandeiras do CAnadá ao longo da história:

     

Usada de 1868 a 1921              Usada de 1921 a 1957            Usada de 1957 a 1965

Hino Oficial do Canadá

O hino oficial do Canadá tem duas partes, a primeira é em inglês e a segunda é em francês.

Hino do Canadá Inglês 1° Parte                                                                                                  Oh Canada! Our home and native land!
True patriot love in all thy sons command.
With glowing hearts we see thee rise,
The True North strong and free!
From far and wide, O Canada,
We stand on guard for thee.
God keep our land glorious and free!
O Canada, we stand on guard for thee.
O Canada, we stand on guard for thee!

Tradução:                                                                                                                                    Ó, Canadá! Nossa casa e terra nativa!

Verdadeiro amor patriota, em vossos filhos comanda.
Com corações em brilho nós vemos vós ascender
O Norte Verdadeiro forte e livre!
De longe e largo, ó, Canada,
Nós ficamos de guarda para vós.
Deus guarde nossa terra gloriosa e livre!
Ó, Canadá, nós ficamos de guarda para vós.
Ó, Canadá, nós ficamos de guarda para vós!

Hino Oficial do Canadá Francês 2° Parte                                                                                      Ô Canada! Terre de nos aïeux,

Ton front est ceint de fleurons glorieux!
Car ton bras sait porter l’épée,
Il sait porter la croix;
Ton histoire est une épopée
Des plus brillants exploits.
Et ta valeur de foi trempée
Protégera nos foyers et nos droits;
Protégera nos foyers et nos droits.

 Tradução:                                                                                                                                       Ó, Canadá! Terra dos nossos ancestrais,

Vossa testa está adornada com os louros mais gloriosos!
Já que vosso braço pode segurar a espada,
Ele pode segurar a cruz;
Vossa história é uma epopéia
dos mais brilhantes feitos.
E vosso valor com fé
Vamos proteger nossas casas e nossos direitos;
Vamos proteger nossas casas e nossos direitos.

Colonização Européia

Historiadores dizem que João Vaz Corte Real teria sido o primeiro europeu a desembarcar oficialmente em terras canadenses sob o comando de uma expedição luso-dinamarquesa, porém poucos acreditem que tal expedição tenha realmente acontecido por conta da falta de provas. O italiano John Cabot foi o primeiro europeu reconhecido a pisar em terras canadenses, e sim, sob o comando da coroa inglesa, portugueses só viriam explorar essas terras por volta do século XVI, e estes também só viriam depois que ingleses, e especialmente franceses se instalassem. Os ingleses não tiveram uma presença forte no antigo Canadá, o rio São Lourenço e outros pontos estratégicos já haviam sido tomados pelos franceses. A expansão da Nova França não foi bem aceita pelos Hurões, Iroqueses e principalmente pelos Ingleses e colonos americanos das Treze Colônias Britânicas, e isso resultou numa série de batalhas que culminou no Tratado de Paris, onde os franceses aceitaram ceder o Território da Nova França para os ingleses.

Domínio Britânico

Os britânicos que já dominavam o território Noroeste -na época  incluia as províncias de Alberta, Manitoba, Saskatchewan e Nunavut– passaram o Ato de Quebec, que permitu aos franceses que habitavam no antigo Canadá, manter o código civil e sancionou a liberdade de religião e língua, assim a Igreja Católica e o idioma francês permanece até hoje. Devido a Guerra de Independência os EUA que teve duração de 1775 à 1783, o Canadá recebeu levas de colonos leais aos britânicos, provenientes das Treze Colônias britânicas rebeldes, esses colonos se instalaram no que é hoje a província de Ontário, após isso, os britânicos decidiram dividir o Canadá em dois, sendo o superior ( hoje, Ontário) e o inferior ( hoje, Quebeque), além da antiga Acádia -que hoje é Nova Brunswick– que era parte dos territórios que haviam sido colonizado pelos franceses.

Os próprios americanos invadiram o país em 1812 tentando anexar as colônias britânicas em toda a America do Norte,  o que gerou a Guerra de 1812, estes mesmos não tiveram sucesso e ainda sim ocuparam a cidade de York, hoje Toronto, e Quebeque, e ao sair dessas terras eles queimaram-na. Houve em 1837, uma rebelião de  colonos tanto no baixo como no alto Canadá, iniciou-se assim uma tentativa dos britânicos em assimilar a cultura francesa à deles entre outras coisas, e assim, Alto e Baixo Canadá uniram-se em uma única província.

Confederação Canadense

A Confederação Candense, que foi mentalizada por colonos do Canadá, foi aprovada pelos ingleses por conta do medo que esses tinham de uma nova invasão ameriana, que consequentemente iria gerar um imenso gasto com a segurança em armamentos, suprimentos e tropas, junto ao fracasso em tentar assimilar a cultura francesa em 1830, o objetivo da Confederação Candense era integrar o Canadá e defender a melhor região de uma nova tentativa de ataque dos americanos. Em 1° de Julho de 1867, Nova Brunswick e Nova Escócia se tornaram uma federação, porém com fortes laços aos ingleses. Depois de 1867, aos poucos, colônias inglesas aceitaram participar da Confederaação Canadense, a primeira foi a Colúmbia Britânica, em 1880 os territórios do Noroeste, que ficavam na baía de Hudson. Logo, os territórios do Noroeste serim divididos no que são hoje as províncias  de Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Yukon e Nunavut. Se integraram totalmente ao Canadá, mas não sem antes de gerar conflitos étnicos, sociaas e econômicos na qual se destaca a Rebelião de Red River, que foi liderada por Lois Riel, que  futuramente seria executado por traição.

Guerras Mundiais

O Canadá marcou sua perticipação na Primeira Guerra Mundial, aliados aos ingleses (mas os canadenses teriam que se envolver nessa guerra de qualquer maneira, pois as relações exteriores ainda eram de responsabilidade inglesa), e teve sua importância ao longo da guerra, que gerou também um nacionalismo quebequebense muito forte porque os canadenses de origem francesa não queriam participar. Um efeito de causa importante após a guerra foi a discriminação que ocorreu de parte dos canadenses aos imigrantes –principalmente asiáticos- , devido ao declínio da economia que seguiu depois do término da guerra, os soldados que voltaram para casa só encontraram desemprego. Com essa discriminação toda, o Canadá proibiu também a imigração de estrangeiros de outros países.

Após a guerra, a dependência do Canadá com os ingleses foi diminuída em1931, pelo Estatuto de Westminster. Nesses anos, a Grande Depressão, já mostrava seus efeitos devastadores no país – desemprego, miséria, fome – esses efeitos apenas terminariam com o início da Segunda Guerra Mundial, na qual novamente o Canadá desempenhou um importante papel no desenvolvimento da guerra.

Revolução Tranquila

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a economia do país continuou crescendo, e cresce até hoje, e grande parte devido ao surgimentos dos EUA como maior potência mundial. Graças a grande importância dos soldados de ascendência chinesa, as leis que impediam a imigração de estrangeiros no Canadá foi dissipada em 1954. Mais a província de Quebeque crescia muito, e logo foi isolando-a das outras, e foi no governo do primeiro ministro Lester Bowles Pearson, que tentou solucionar esses problema da desigualdade no crescimento entre as províncias, que surgiu a bandeira canadense.

Em 1967, o Quebeque já vinha sendo ultrapassado pela província de Ontário, como a mais importante e populosa do país, e Toronto ultrapassava Montreal como a mais importante na economia. Em 1977, René Levésque, que governava a província de Quebeque, decidiu tornar o francês a única língua oficial da província. No ano de 1980, o estado de Quebec fez um referendo para tornar o lugar independente do Canadá, e assim foi aberta uma votação, o resultado foi que 60% dos votantes não aprovaram a ideia. Numa segunda votação, em 1995, a reprovação caiu para 50,3%.

O Canadá foi um país fortemente influenciado pelos imigrantes – ingleses, franceses, chineses, italianos, portugueses, escoceses, alemães, ucranianos, poloneses, gregos – e mais recentemente, latino-americanos, árabes, indianos, sul-coreanos e africanos, que fazem do Canadá um dos países mais multiculturais do mundo.

Um pensamento sobre “História

Deixe um comentário