Arte e Cultura

Cultura

A cultura do Canadá sofreu influência da cultura britânica, francesa e indígena. Existem diferentes culturas, línguas, arte e música aborígene em todo o Canadá. Muitas palavras, jogos, invenções norte-americanos indígenas tornaram-se parte da linguagem cotidiana do Canadá. No país há uma data especial para esses aborígenes. Houve também uma forte influência na cultura através dos imigrantes, e muitos canadenses aprovam o multiculturalismo do país, mas a maior influência tem sido a estadunidense (EUA) por causa da proximidade e de migração de ambos, no período de 1775 à 1815 houve muita emigraçao estadunidense.

 

Religião 

A religião no Canadá é bem vasta em termo de grupos, porém o país não tenha religião oficial, pois o apoio ao pluralismo é extremo e haja uma grande importância na cultura do país.

De acordo com o censo realizado em 2001, 77,1% dos canadenses afirmaram ser cristãos ou se identificam como, sendo os católicos o maior grupo 43,6%, depois vem o protestantismo 9,5% (a maior denominação é a Igreja Unida do Canadá)anglicanos 6,8%batistas 2,4%luteranos 2% e outras como o catolicismo ucraniano e ortodoxos gregos representam 4,4%. Apenas 16,5% dos canadenses dizem não ter religião e os outros 6,3% são de religiões não-cristãs, como o islamismo 2%, judaísmo 1% que são as maiores destas.

 

Arte

              

Esses são exemplos de quadros pintado pelo mais famoso pintor do Canadá:

Thom Thomson

Mas a temporada de Thom foi curta, apenas 10 anos dedicados a pintar paisagens canadenses, o pintor faleceu em 1917 com apenas 39 anos de idade. Outro símbolo da arte no Canadá é o Grupo dos sete. O Grupo dos sete era composto por pintores que tinham um foco nacional e idealista, exibiram suas obras distintas pela primeira vez em 1920.

Porém fossem referido por sete, apenas cinco membros elaboravam as idéias, eram eles:  Lawren HarrisA. Y. JacksonArthur LismerJ. E. H. MacDonald e Frederick Varley. Logo depois se juntaram à  Frank Johnston e  Franklin Carmichael, em 1926  A. J. Casson passou a fazer parte do grupo. 

Indústria de música desenvolvida

A indústria de música do Canadá tem formado grandes compositores, músicos e conjuntos com destaque no mundo, alguns exemplos desses são Guy Lombardo, Rush e Neil Young. Com isso, o Canadá ja acumúla muitos vencedores de Grammy Awards como Celine Dion,  Alanis Morrissette e Shania Twain. A  Academia Canadense de Arte e Ciências fica responsável por guardar os prêmios da indústria fonográfica do Canadá, como o Juno Awards que teve início em 1970 e é considerado a principal premiação do país.

Esportes

Os esportes oficiais do Canadá são o hóquei no gelo durante o inverno e o lacrosse no verão. O hóquei se tornou um passatempo, mas é o mais praticado no país, tanto que teve 1,65 milhões de participantes em 2004. As seis maiores regiões metropolitanas do Canadá (Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Calgary e Edmonton) Tem franquias de National Hockey League (NHL), como é chamada a liga nacional de hóquei no Canadá, hà também mais jogadores do Canadá na NHL que todos os outros países combinados. Podemos destacar com esportes populares também o curling e o futebol canadense, que também possui uma liga nacional, a CFL. O golfe, beisibol, esqui, futebol, voley e basquete são mais disputados entre juvenis e amadores, as ligas profissionai não se generalizaram.

O Canadá vem ganhando espaço no cenário internacional cediando grandes eventos esportivos com as Olimpíadas de Verão de 1976 em Montreal, Olimpíadas  de Inverno de 1988 em Calgary e 2010 em Vancouver e Whistler (C. Britânica), Copa do Mundo de futebol sub-20 de 2007.

2 pensamentos sobre “Arte e Cultura

Deixe um comentário